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Açúcar, a droga do século

Pesquisas já comprovaram que alimentos com alto teor de açúcar causam efeitos cerebrais semelhantes ás drogas, pois estimulam as mesmas áreas cerebrais. Por esta razão, o açúcar pode levar as pessoas a perder o controle sobre seu consumo.

AÇUCAR, A DROGA DO SÉCULO

Da mesma forma que um fumante precisa evitar completamente os cigarros, um viciado em açúcar deve evitar o açúcar completamente.

Total abstinência é a única maneira confiável para os verdadeiros viciados superarem seu vício.

O açúcar é responsável por fornecer calorias sem nutrientes e a longo prazo pode danificar e muito o seu metabolismo.  O consumo de açúcar está ligado de forma direta ao ganho de peso e a várias doenças como obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

 

AÇUCAR BOM E AÇUCAR RUIM

É muito importante fazer a distinção entre os açucares ruins (adicionados) e os açucares bons (naturais), que são encontrados naturalmente em alimentos como frutas e legumes.

Estes são alimentos saudáveis que contém água, fibra e vários micronutrientes. Os açucares naturais, são absolutamente do bem, no entanto vale lembrar que nenhum alimento consumido em quantidade exagerada é benéfico a saúde.

Já os açucares ruins (adicionados), são aqueles adicionados aos alimentos, os mais comuns são os de mesa (sacarose) ou de alta frutose, derivados do xarope de milho.

Se você quer perder peso ou otimizar sua saúde, então você deve fazer o seu melhor para evitar os alimentos que contêm açucares ruins (adicionados).

 

CONSUMO ELEVADO DE AÇUCAR

De acordo com dados de os EUA em 2008, as pessoas estão consumindo mais de 28kg de adição de açúcar por ano e isso não inclui sucos de frutas.

Em 2008, o consumo médio foi de 76,7 gramas por dia, o que equivale a 19 colheres de chá ou 306 calorias.

Segundo este estudo, o consumo de açúcar caiu em 23% entre os anos de 2000 e 2008, principalmente porque as pessoas bebiam menos bebidas adoçadas com açúcar.

Portanto, estamos no caminho certo, esse é a boa notícia!

No entanto, os níveis de ingestão atuais, ainda são muitíssimos elevados, responsável principal por fazer as pessoas engordar e adoecer.

Especificamente, o excesso de consumo de açúcar tem sido associado com a obesidade, diabetes tipo II, doenças cardiovasculares, certos tipos de câncer, cáries, doença hepática gordurosa não alcoólica e muito mais.

 

Quantidade segura de açúcar para comer por dia?

Infelizmente, não há uma resposta simples para esta pergunta. Algumas pessoas podem comer um pouco de açúcar, sem danos, enquanto outros devem evitá-lo tanto quanto possível.

De acordo com a American Heart Association (AHA), a máxima quantidade de açúcares adicionados deve comer num dia são:

·         Homens: 150 calorias por dia (37,5 gramas ou 9 colheres de chá).

·         Mulheres: 100 calorias por dia (25 gramas ou 6 colheres de chá).

 

ACIMA DO PESO OU OBESO

Se você estiver com sobrepeso, obeso, diabético ou com alguma doença relacionada, então você provavelmente deve evitar o açúcar, tanto quanto possível.

Nesse caso, você não deve consumir o açúcar diariamente, mas sim uma vez por semana ou uma vez a cada duas semanas (no máximo).

Mas se você quer ser saudável, então você realmente não deveria estar consumindo alimentos que têm açúcar adicionado a eles.

Refrigerantes, produtos de forno, alimentos processados ??... esses alimentos não tem espaço na dieta de alguém que está acima do peso. 

 

PARA OS VICIADOS EM AÇUCAR

10 DICAS DE COMO MINIMIZAR O CONSUMO DE AÇUCARES NA DIETA:

1 - Refrigerantes: bebidas adoçadas são terriveis, você deve as evitar como drogas;

2 - Sucos de fruta: isso pode surpreender, mas, na verdade, sucos de fruta contênm a mesma quantidade de açucar que os refrigerantes;

3 - Balas e doces: Você deve limitar drasticamente o consumo de doces;

4 - Produtos de panificação: os cookies, bolos, etc. Estes tendem a ser muito ricos em açucar e carboidratos refinados;

5 - Conservas e frutas em calda: Escolha frutas frescas em vez destas;

6 - Baixo teor de gordura ou Diet Foods: Alimentos que tiveram sua gordura removida, geralmente são muito ricos em açucar;

7 - Frutos secos: Evite frutas secas, sempre que possível;

8 - Beba água em vez de refrigerantes e sucos e não adicione açucar para seu café ou chá;

9 - Em vez de açucar em receitas, você pode tentar coisas como canela, noz-moscada, extrato de amêndoa, baunilha, gengibre ou limão. 

10 - Uma alternativa zero caloria e natural para o açucar é a Stévia.

 

Você pode levar uma vida saúdável, basta ser criativo, utilizar ferramentas para encontrar receitas. 

Você pode comer uma variedade infinita de alimentos incríveis, mesmo que você elimine o açucar de sua dieta. 

Autor(es):
Dr. Juliano Pimentel

 

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