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Manteiga ou Margarina: Qual é a Melhor Opção?

Enquanto a manteiga é um produto de origem animal, a margarina é gordura criada artificialmente. Tire as suas dúvidas e faça a escolha certa na hora da refeição

Manteiga ou Margarina? Na hora de comer, com certeza, você tem um preferido. Mas, afinal, quais são as diferenças entre esses dois produtos? Será que somente o sabor muda ou as propriedades nutricionais também são diferentes? Hoje eu irei tirar as suas dúvidas sobre manteiga e margarina para que você faça a escolha certa na hora da refeição.

 

Para começar, vamos derrubar um velho mito: ao contrário do que muita gente pensa, manteiga não é mais gordurosa do que margarina. Na verdade, elas possuem quantidades de calorias e gorduras semelhantes e a mesma concentração de água (20%). A diferença principal está na origem delas.

 

A manteiga é um produto de origem animal. Trata-se de um derivado do leite, produzido por meio do batimento do creme de leite, composto exclusivamente da gordura retirada do leite. Já a margarina é um produto à base de óleo vegetal hidrogenado. O processo de hidrogenação consiste na adição de hidrogênio ao óleo vegetal, permitindo, assim, a transformação da consistência líquida para a sólida, em temperatura ambiente. A margarina é, então, uma gordura criada artificialmente.

 

 

Resumindo, é importante entender que embora a manteiga seja rica em gordura saturada e colesterol, trata-se de um produto natural. Ou seja, nosso corpo sabe metabolizar naturalmente esta gordura. E se você se preocupa com o colesterol, evidências sugerem que o consumo moderado da manteiga, comparado ao consumo de margarina, não leva ao aumento do LDL.

 

Para te ajudar a se decidir de vez e comprovar que a manteiga está voltando à posição de comida saudável, irei listar sete razões pelas quais a manteiga pode fazer bem para a saúde quando consumida com moderação:

  1. Manteiga é rica em Vitaminas Lipossolúveis: Há uma grande quantidade de vitaminas lipossolúveis na manteiga. Como as Vitaminas A, E e K2;
  2. Manteiga contém gorduras saturadas saudáveis;
  3. Estudos mostram que o consumo de manteiga não está relacionado com o aumento do risco de doença cardiovascular;
  4. Manteiga é fonte de Ácido Graxo Butirato: O Butirato está entre os três principais ácidos graxos de cadeia curta e é o maior produtor de energia para as células do cólon;
  5. Manteiga é rica em Ácido Linoléico Conjugado: Esse ácido possui efeitos poderosos para o metabolismo;
  6. Manteiga está associada com um risco menor de obesidade;
  7. Manteiga é deliciosa (é claro!).

 

Como tudo na vida, vale o equilíbrio na hora de consumir, principalmente para quem segue algum tipo de dieta restritiva. O importante, acima de tudo, é pensar na origem do que se come. Deixo aqui o meu conselho, coma comida.

Fique com Deus!

Autor(es):
Dr. Juliano Pimentel

 

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