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O que é cetose e quais são seus benefícios?

A cetose é um estado metabólico em que a gordura fornece a maior parte da energia para o corpo, ela acontece seguindo uma dieta low carb

A Cetose faz com que o corpo produza corpos cetônicos fora da gordura para produzir energia, em vez de usar os carboidratos. Sabe como isso acontece? Seguindo uma dieta baixa em carboidratos, com alto teor de gordura (1).

Quem me segue, já sabe das vantagens deste tipo de alimentação. Além da perda de peso rápida, a cetose pode ter vários benefícios à saúde, como reduzir convulsões em crianças epilépticas (2).

O assunto é bastante complexo, mas eu irei explicar para você como ele pode te beneficiar.

 

O que é Cetose?

A cetose é um estado metabólico em que a gordura fornece a maior parte do combustível para o corpo. Ela ocorre quando há acesso limitado de glicose (açúcar no sangue), que é a fonte de combustível preferida de muitas células no corpo.

Cetose é mais frequentemente associada com dietas cetogênicas e de baixo carboidrato. Também acontece durante a gravidez, a infância, o jejum e a fome (3, 4, 5, 6).

Para entrar neste estado metabólico, as pessoas geralmente precisam comer menos de 50 gramas de carboidratos por dia e, às vezes, baixar ainda mais essa quantidade, para 20 gramas por dia. Parece difícil? Sim, você precisará ter foco. Isso requer a remoção de alguns alimentos da sua dieta, como cereais, doces e refrigerantes açucarados. Você também terá que cortar alguns legumes, batatas e frutas.

Ao comer uma dieta muito baixa em carboidratos, os níveis do hormônio insulina descem e os ácidos graxos são liberados das reservas de gordura do corpo em grandes quantidades. Muitos destes ácidos gordos são transferidos para o fígado, onde eles são oxidados e transformados em cetonas (ou corpos cetona). Estas moléculas podem fornecer energia para o corpo!

Ao contrário dos ácidos gordos, as cetonas podem atravessar a barreira sangue-cérebro e fornecer a energia necessária para o cérebro, na ausência de glicose.

 

Cetonas podem fornecer energia para o cérebro

É um equívoco muito comum dizer que o cérebro não funciona sem carboidratos.

É verdade que há algumas células no cérebro que só podem utilizar a glicose para o combustível. No entanto, uma grande parte do seu cérebro também pode usar cetonas para obter energia, como durante a fome ou quando sua dieta é pobre em carboidratos (7). Na verdade, depois de apenas três dias de jejum, o cérebro recebe 25% de sua energia a partir de cetonas. Durante inanição a longo prazo, este número sobe para cerca de 60 % (8, 9).

Além disso, seu corpo pode usar a proteína para produzir a pouca glicose que cérebro ainda requer durante a cetose. Este processo é chamado de gliconeogênese.

Então, não se preocupe, a cetose e a gliconeogênese são perfeitamente capazes de satisfazer as necessidades de energia do seu cérebro.

 

Cetose não é o mesmo que cetoacidose

As pessoas muitas vezes confundem cetose com cetoacidose. Vou explicar a diferença entre as duas, para você não cair no erro. Enquanto cetose é parte do metabolismo normal, cetoacidose é uma condição metabólica perigosa, que pode ser fatal se não tratada.

Na cetoacidose, a corrente sanguínea é inundada com níveis extremamente elevados de glicose (açúcar no sangue) e cetonas. Quando isso acontece, o sangue se torna ácido, e isso é muito prejudicial.

A cetoacidose é mais frequentemente associada com a diabetes tipo 1 não controlada. Ela também pode ocorrer em pessoas com diabetes do tipo 2, embora isto seja menos comum (10).

Além disso, o grave abuso de álcool pode levar a cetoacidose (11).

 

Efeitos sobre a Epilepsia

A epilepsia é uma desordem cerebral caracterizada por crises recorrentes. Esta é uma condição neurológica muito comum, que afera cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo (12).

Para a maioria dos pacientes, os medicamentos anti-convulsivos podem ajudar a controlar as convulsões. No entanto, cerca de 30% dos doentes continuam a ter ataques apesar da medicação (13).

No início de 1920, a dieta cetogênica foi introduzida como um tratamento para a epilepsia em pessoas que não respondem ao tratamento medicamentoso (14). Esse tratamento é usado principalmente em crianças, com alguns estudos mostrando benefícios notáveis ??. Muitas crianças com epilepsia tiveram reduções maciças de convulsões em uma dieta cetogênica, com alguns casos de remissão completa (15, 16, 17, 18).

 

Efeitos sobre a perda de peso

A dieta cetogênica é uma dieta popular para perda de peso sustentada pela ciência (19).

De fato, muitos estudos descobriram que dietas cetogênicas levam a maior perda de peso do que dietas de baixa gordura (20, 21, 22).

Pesquisas relataram 2,2 vezes mais perda de peso para as pessoas em uma dieta cetogênica, em comparação com aqueles em um baixo teor de gordura, dieta de restrição calórica (23).

Além do mais, as pessoas tendem a sentir menos fome em uma dieta cetogênica, fator que é atribuído à cetose. Por esta razão, geralmente não é necessário ficar contando calorias, como nas outras dietas (24, 25).

 

Outros benefícios para a saúde

A cetose e dieta cetogênica também podem ter outros efeitos terapêuticos (26). Confira alguns deles:

  1. Doença cardíaca. Reduzir carboidratos para níveis de cetose pode melhorar fatores de risco de doenças do coração, como triglicérides no sangue, colesterol total e colesterol HDL (27, 28).
  2. Diabetes tipo 2. A dieta pode melhorar a sensibilidade à insulina em até 75% e, em alguns casos, diabéticos são capazes de reduzir ou mesmo parar a medicação (29, 30).
  3. Síndrome metabólica. A dieta cetogênica pode melhorar todos os principais sintomas da síndrome metabólica, incluindo triglicérides elevados, o excesso de gordura na barriga e a elevação da pressão arterial (31).
  4. Câncer. Alguns estudos sugerem que as dietas Cetogênicas podem auxiliar na terapia do câncer, possivelmente ajudando a "fome" células cancerosas de glicose (33, 34).
  5. Mal de Parkinson. Um pequeno estudo constatou que os sintomas da doença de Parkinson melhoram após 28 dias de dieta cetogênica (35).
  6. Acne. Existe evidências de que esta dieta pode reduzir a gravidade e a progressão da acne (36).

 

E os efeitos negativos para a saúde?

Existem alguns efeitos colaterais potenciais que podem ocorrer a partir da cetose e dieta cetogênica, como dor de cabeça, fadiga, constipação, níveis elevados de colesterol e mau hálito (37, 38). No entanto, a maioria dos sintomas são temporários e devem desaparecer dentro de alguns dias ou semanas.

Além disso, algumas crianças epilépticas têm desenvolvido pedras nos rins durante a dieta (39, 40, 41). E, embora extremamente rara, foi observado alguns casos de mulheres que amamentam em desenvolvimento de cetoacidose, provavelmente desencadeada pela dieta low-carb ou dieta cetogênica (42, 43, 44).

Também deixo aqui um aviso para as pessoas que estão tomando drogas redutoras de açúcar no sangue, é preciso se consultar com um médico antes de tentar uma dieta cetogênica, pois ela pode reduzir a necessidade de medicação.

Algumas pessoas se sentem cheias de energia seguindo essa dieta, enquanto outros se sentem mais fracos. Vai depender do seu organismo. Mas, dentre tudo o que foi dito, a cetose é geralmente segura para pessoas saudáveis.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o assunto, procure sempre orientação médica.

Fique com Deus!

Autor(es):
Dr. Juliano Pimentel

 

Fontes:

1 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17332207
2 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22419282
3 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/3703623
4 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/14527626
5 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/14769483
6 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/5773093/
7 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19227486/
8 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8263048
9 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/6061736/
10 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25061324/
11 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16714496
12 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20067507/
13 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26355236
14 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15652725/
15 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9832569
16 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15679508
17 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18456557
18 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24910737
19 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23651522
20 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15148063
21 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15148064
22 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15533250/
23 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12679447
24 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25402637
25 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17228046
26 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23801097/
27 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12097663/
28 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15930434/
29 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15767618
30 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19099589/
31 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18370662
32 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19664276/
33 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22840388/
34 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17313687/
35 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15728303/
36 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22327146
37 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25649120
38- http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26791878
39 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17621514
40 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10893623
41 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11095028
42 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26371480
43 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26428083
44 - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25984014

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