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Os 5 Principais Benefícios das Maçãs

Impossível ter uma saúde plena sem uma alimentação saudável, a alimentação é um dos pilares fundamentais da saúde!

Fruta saborosa e com muitas variedades, a maçã é apreciada e consumida por nós, do bebê ao idoso. 

Além de ser uma fruta versátil, vai muito bem em pratos doces ou salgados, sucos, vitaminas ou in natura, ela traz inúmeros benefícios para nossa saúde.

 

1-    FAVORECE O EQUILÍBRIO DA  GLICEMIA

Os polifenóis antioxidante da maçã melhoram o equilíbrio metabólico e diminuem a velocidade da absorção do açúcar na corrente sanguínea.

2-    ALIVIA DIARREIA E A PRISÃO DE VENTRE

A pectina tem ação anfótera (substância que pode atuar, como um ácido ou como uma base) capaz de aliviar tanto a prisão de ventre como a diarréia, dependendo da necessidade do organismo. Com isso quebramos mais um mito, que a maçã sempre prende o intestino... aposto que você ja ouviu isso em algum lugar não é mesmo?

3-    FORTALECE OS OSSOS

A florisina, flavonoide presente na casca, tem uma ótima propriedade anti-inflamatória e combate radicais livres, reduzindo a perda de massa óssea, debelando inflamações crônicas nos pulmões como no caso da asma. 

 

4-    CONTROLE DE INFLAMAÇÕES 

O ácido málico é um composto orgânico que é encontrado naturalmente em frutas como as maçãs. Ele é muitas vezes ingerido na forma de suplemento, especialmente para o tratamento de fibromialgia e síndrome de fadiga crônica.

 

5-     AJUDA A BAIXAR O COLESTEROL

A pectina e outros componentes, como os polifenóis antioxidante, reduzem o colesterol ruim (LDL) e retardam sua oxidação - fator de risco para aterosclerose (formação de gordura na parede das artérias). polifenóis também previnem as lesões provocadas pelos radicais livres ao músculo cardíaco e aos vasos sanguinários.

SUA VARIEDADE É GRANDE E TRAZ VÁRIOS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE.

VERDE: assim como as outras, contém ácido málico muito útil como auxiliar da digestão.

VERMELHA: contém  antioxidantes que protegem contra danos neurológicos associados a patologias degenerativas, como o mal de Alzheimer, estão presentes em maior quantidade nessa variedade do que em outras.

AMERELA: fazem parte dessa categoria as variedades gala e fuji, comuns no Brasil e como todas as outras, contém pectina, que ajuda a diminuir a absorção das gorduras ingeridas em excesso.

Lave bem a fruta antes de consumi-la, compre de preferência a orgânica pois os agrotóxicos ficam sempre mais concentrados na casca e quando ela é descascada se remove metade das fibras, da vitamina C e do ferro da maçã.

Aproveite e experimente fazer esse creme para um lanche da tarde, além de saudável e de baixa caloria é delicioso.

SMOOTHIE DE MAÇÃ

Ingredientes:

1 maçã com casca

Gengibre ralado para decorar

Hortelã para decorar

4 damascos cozido com água por 10 min. em fogo baixo (água suficiente para cobri-los)

100 ml de leite de coco caseiro ou água  

Bata tudo no liquidificador e coe. Salpique com o gengibre e decore com o hortelã. 

Sirva em taças.

 

Autor(es):
Dr Juliano Pimentel & Chef Edelga Bortolini

 

Fontes:

Dr Juliano Pimentel & Chef Edelga Bortolini

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