Ovo, O Superalimento! - PiMed

Matérias

Gostei

Ovo, O Superalimento!

Os ovos são tão nutritivos que muitas vezes os chamam de “ Multivitamínicos da Natureza” ou ainda “ O superalimento”.

Eles são carregados com nutrientes, alguns dos quais, são raros na dieta moderna, os ovos podem ter várias origens mas independente de sua fonte eles serão plenamente nutritivos, entretanto sempre prefira os ovos caipiras, chamados atualmente de orgânicos.

Aqui estão algumas razões pelas quais os ovos estão entre os alimentos mais saudáveis do planeta.


OVOS INTEIROS ESTÃO ENTRE OS ALIMENTOS MAIS NUTRITIVOS DA TERRA

Um ovo inteiro contém uma incrível variedade de nutrientes.

Os ovos são carregados com vitaminas, minerais, proteínas de alta qualidade, gorduras boas e vários outros nutrientes menos conhecidos.

Um ovo grande contém:

  • A vitamina B12 (cobalamina): 9% da RDA.
  • Vitamina B2 (Riboflavina): 15% do RDA.
  • Vitamina A : 6% da RDA.
  • Vitamina B5 (ácido pantotênico): 7% da RDA.
  • O selénio : 22% do RDA.

Os ovos também conter pequenas quantidades de quase todas as vitaminas e sais minerais necessários pelo corpo humano, incluindo, cálcio, ferro, potássio, zinco, manganês, vitamina E, ácido fólico e muitos mais.

Um ovo grande contém 77 calorias, com 6 gramas de proteína de qualidade, 5 gramas de gordura e vestígios de carboidratos.

É muito importante perceber que quase todos os nutrientes estão contidos na gema, o branco contém apenas proteínas.

 

OVO X COLESTEROL

A principal advertência que as pessoas recebem em relação ao ovo é que eles são ricos em colesterol.

Um ovo grande contém 212 mg de colesterol, que é muito em comparação com a maioria dos outros alimentos.

No entanto, só porque um alimento contém colesterol não significa que ele irá elevar o mau colesterol no sangue.

O fígado produz o colesterol, na verdade, todos os dias. Se você comer o colesterol, em seguida, o fígado produz menos. Se você não comer o colesterol, em seguida, o fígado produz mais do mesmo.

A coisa é, muitos estudos mostram que os ovos realmente melhorar o seu perfil de colesterol.

Ovos tendem a elevar o HDL (o "bom") colesterol e tendem a alterar o LDL (o "mau" colesterol), em grande subtipo que não está associada com um risco aumentado de doença cardíaca.

Um estudo descobriu-se que 3 ovos inteiros por dia reduziu a resistência à insulina, HDL e elevou o aumento do tamanho das partículas de LDL em homens e mulheres com síndrome metabólica.

Vários estudos examinaram os efeitos do consumo de ovos sobre o risco de doenças cardiovasculares e nenhuma associação foi encontrada entre os dois.

No entanto, alguns estudos mostram um risco aumentado de doença cardiovascular em pacientes diabéticos. Isso requer mais pesquisas embora e provavelmente não se aplica em uma dieta baixa em carboidratos, o que pode em muitos casos, reverter diabetes tipo II.

 

OVOS SÃO RICOS EM COLINA, UM NUTRIENTE IMPORTANTE PARA O CÉREBRO

A colina é um nutriente pouco conhecido e frequentemente é agrupado com as vitaminas do complexo B, essencial para a saúde humana e é necessária para vários processos no corpo.

Ele é necessário para sintetizar o neurotransmissor acetilcolina e é também um componente das membranas celulares.

Uma baixa ingestão de colina tem sido implicada em doenças do fígado, doença cardiovascular e perturbações neurológicas.

Este nutriente pode ser especialmente importante para as mulheres grávidas. Estudos mostram que uma baixa ingestão de colina pode aumentar o risco de defeitos do tubo neural e levar à diminuição da função cognitiva na prole.

Em uma pesquisa dietético em os EUA de 2003-2004, mais de 90% das pessoas comeram menos do que a quantidade diária recomendada de colina!

As melhores fontes de colina na dieta são gema de ovo e fígado bovino. Um ovo grande contém 113 mg de colina.

OVOS = PROTEINA DE QUALIDADE

As proteínas são os principais blocos de construção do corpo e servem tanto para fins estruturais quanto funcionais.

Eles consistem de aminoácidos que estão ligados entre si, como contas em um colar, em seguida, dobradas em formas complexas.

Há cerca de 21 aminoácidos que o corpo utiliza para construir as suas proteínas.

O corpo não pode produzir 9 destes aminoácidos, que são considerados "essenciais" e deve ser obtido a partir da dieta.

A qualidade de uma fonte de proteína é determinada pelas suas quantidades relativas destes ácidos aminados essenciais. Uma fonte de proteína que contém todos ele nas proporções corretas é uma boa fonte de proteína.

Os ovos estão entre as melhores fontes de proteína na dieta. Na verdade, o valor biológico (uma medida da qualidade proteica) é frequentemente avaliado comparando-o com os ovos, que são dadas a pontuação máxima de 100.

 

OVO NO CAFÉ PODE AJUDAR A PERDER GORDURA CORPORAL

Os ovos contêm apenas vestígios de hidrato de carbono, mas a abundância de proteína e gordura.

Possui nota muito alta em uma escala chamada de índice de saciedade, que é uma medida da quantidade de alimentos contribuem para a saciedade.

Por esta razão, não é surpreendente ver os estudos onde comer ovos no café da manhã leva a perda de gordura.

Em um estudo, 30 mulheres com sobrepeso ou obesas consumiram ou um café de ovos ou um café com pães. Ambos os cafés da manhã tinham a mesma quantidade de calorias.

As mulheres no grupo de ovo é sentida mais completa e comeu menos calorias para o resto do dia, e para os próximos 36 horas .

Em outro estudo que se prolongou por oito semanas, comprovou que comer ovos no café da manhã resulta em melhorias significativas de peso em comparação com a mesma quantidade de calorias de pães. O grupo de ovo:

  • Perdeu 65% a mais de peso corporal.
  • Perdeu 16% a mais de gordura corporal.
  • Teve um 61% maior redução no IMC.
  • Teve um 34% maior redução da circunferência da cintura (um bom marcador para a gordura abdominal perigosa).

É importante ter em mente que nem todos os ovos são criados iguais.

As galinhas são muitas vezes criadas em verdadeiras " Fábricas " , engaiolados e alimentadas com ração à base de cereais que altera a composição de nutrientes finais dos ovos. 

Contudo, os ovos de supermercados convencionais ainda são uma boa escolha se você não pode pagar ou acessar outros como os naturais, mas como foi dito anteriormente os níveis de nutrientes dos ovos caipiras são muito maiores. 

Autor(es):
Dr. Juliano Pimentel

 

ÚltimasMatérias