PiMed

Matérias

Gostei

Repelente caseiro para ambiente.

Em tempos difíceis para nossa população com uma nova ameaça além do dengue temos o zica. Mais do que nunca precisaremos de toda ajuda possível para conter sua reprodução.

Em tempo de epidemia de dengue, de zica e chikungunya, precisamos limpar nossa casa eliminando possiveis focos do mosquito Aedes aegypt e depois disso podemos fazer um repelente caseiro para o ambiente, seja da nossa casa ou do nosso trabalho. Sempre pensando em preservar a sua saúde dos possiveis danos dos produtos quimicos que o mercado oferece, principalmente quem tem criancas ou animais de estimação em casa, te oferecemos como alternativa essa receitinha caseira.

A receita a seguir é feita com óleos essenciais, ervas e frutas.

O cravo da índia é rico em óleo essencial e em eugenol, uma propriedade inseticida que afasta mosquitos.

A lavanda tem um cheiro forte que muitos insetos não gostam.

Pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe constataram a eficiência de óleos extraídos da casca da laranja e do alecrim-pimenta na eliminação das larvas do mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypti.

 A citronela é bastante conhecida pelos seus efeitos repelentes, principalmente contra mosquitos e borrachudos.

A casca da laranja e do limão possui ácido cítrico, um odor desagradável para os insetos. Ao aquecer a casca dessas frutas o ácido cítrico é liberado no ambiente, espantando os mosquitos e pernilongos.

Mas não se esqueça, isso não substitui o repelente que deve ser passado na pele e não adianta nada se não tomarmos todos os outros cuidados para eliminar os focos, como disse acima.

 

Segue a receita:

 

Repelente de ambiente

Ingredientes

1 frasco de vidro

10 gotas de óleo essencial de cravo

10 gotas de óleo essencial de lavanda

10 gotas de óleo essencial de laranja ou limão

10 gotas de óleo essencial de citronela

3 rodelas de limão

3 rodelas de laranja

2 ramos de alecrim fresco

Água

Velas flutuantes

Modo de preparo

Corte os limões e as laranjas em rodelas e coloque dois ramos de alecrim em cada pote. Coloque água (mais ou menos 3/4 da capacidade do vidro). Adicione os óleos essenciais e agite suavemnte para que se misturem. Coloque as rodelas de limão e de laranja e por último a vela. 

Faça quantos francos achar necessário, lembrando que o alcance é pequeno portanto se o espaço for muito grande coloque vários vidros.

 

 

 

Autor(es):
Chef Edelga Bortolini

 

Fontes:

Chef Edelga Bortolini

ÚltimasMatérias